domingo, 25 de maio de 2014

Por que Getsêmani?

Getsêmani em grego: Γεθσημανή, transl. Gesthēmani; em hebraico: גת שמנים, transl. Gat Shmanim, do aramaico גת שמנא,Gat Shmānê, literalmente "prensa de azeite" é um jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém, atual Israel. De acordo com o Evangelho segundo Lucas, a angústia de Jesus no Getsêmani foi tão profunda que "seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão."



Nenhum de nós queríamos passar pelo Getsêmani. Mas Jesus passou. Não posso afirmar o que foi mais difícil "se o caminho ao Getsêmani, se durante o momento no Getsêmani ou se depois do Getsêmani". Uma coisa entendo que nenhuma dessas situações foi fácil. E por quê Getsêmani? Getsêmani, lugar de comunhão com o Pai? É necessário Getsêmani para ter intimidade com Ele?

Ali estava Pedro, Tiago e João, mas porque dormiram? Não suportaram o lugar, até porque o próprio nome descreve "prensa de azeite"? Será que já não sentiam em seu corações o peso de tamanha dor? O Senhor Jesus já tinha dito que seria traído. Ele já tinha realizado a ceia, demonstração de comunhão. 

Permita descrever momentos do Getsêmani. Getsêmani é lugar de solidão, dor, angústia, tristeza, lágrimas e pavor. São momentos como estes que nós, como ser humanos, ficamos vulneráveis sentindo-nos fracassados, derrotados o aniquilados. Nestes momentos podemos perceber a fragilidade humana. Não somos fortes o suficiente para tal lugar chamado "Getsêmani".

Nós, como filhos de Deus, exigimos muito do Senhor, mas não queremos que o Senhor nos permita pelo menos entrar no "Getsêmani". E nos deparamos lutando com o Senhor. Disse Jó "Contenderá contra o Todo-Poderoso o censurador? Quem assim argüi a Deus, responda a estas coisas". (Jó 40:2-3

Não foi fácil para o Senhor Jesus. Ele próprio disse "Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres".

Para nós, filhos de Deus, Getsêmani é lugar de confrontar a nós mesmos e momento de permitir Deus trabalhar em nossas vidas. É a hora de reconhecer que sem o Pai nada somos e nada podemos. É o momento de romper as barreiras de si mesmo para estar mais perto Dele. É o lugar de reconhecer a condição de pecador e buscar o perdão para nossas almas. Getsêmani é lugar de renúncias e decisões. Se Deus permite entrarmos no Getsêmani, sintamos privilegiados assim como Pedro, Tiago e João para estar mais perto daquele que para sempre é Salvador e Senhor.

Já imaginou o que Jesus suportou no lugar chamado "Prensa de azeite"? Imagine!

Mas foi ali que o Senhor Jesus buscou e encontrou força, consolo, ânimo, descanso e paz através da oração. A oração foi imprescindível. No Getsêmani somos desafiados e confrontados.

Por que Getsêmani?

Quero convidar voce a tomar para si esta pergunta e com certeza encontrarás uma resposta que vem da parte de Deus.

Deus te abençoe!!!





João 18:1-11; Mateus 26:36-46; Marcos 14:32-42 ; Lucas 22:39-46.




Nenhum comentário:

Postar um comentário